Brasil Contemporâneo

Brasil on tagcultural,com.br

Retrato do Brasil Contemporâneo. Ft. Tagcultural

O Brasil é um país que atualmente registra população acima de 200 milhões de habitantes, distribuídos em 26 Estados e um Distrito Federal, em variadas proporções. A maioria dos brasileiros sabem que este país é uma potência, mas dificilmente por inúmeras circunstâncias não se preocupou em conhecê-lo. Dados do IBGE publicados pelo Estadão mostram sua atual distribuição populacional.

Seria uma tarefa extremamente difícil expor ou elucidar tudo o que o Brasil faz, consome, produz, gasta ou planeja. Nesse sentido, os estudantes de Jornalismo da FAAT foram desafiados para buscarem sínteses referentes a algumas áreas. De um modo geral, eles pretendem entender melhor alguns contextos para acompanhar e averiguar dimensões, potencialidades, entraves, procedimentos, entre outros trâmites que permeiam a situação brasileira.

A pretensão é grande, mas os repórteres mostraram-se gratificados para este desafio. Mais que isso, tornou-se perceptível o contentamento se ao menos conseguirem perceber o valor do Brasil e do brasileiro, de preferência na perspectiva do estudioso  Câmara Cascudo, que dizia: ” o melhor do Brasil é o brasileiro”.

As temáticas para busca de dados, leitura e interpretação considerou o diálogo e a importância em entender melhor o país em que se vive e até que ponto seria possível compreendê-lo. As equipes constituídas por duplas escolheram nesse primeiro momento ensaios nas áreas de Saúde, Economia, Água, Cultura, Meio Ambiente, Política e Mídia.

Este projeto inicial coloca estudantes em condição de pesquisadores-editores que se preparam para a elaboração de um plano com características macro-estruturais. Esse subsídio servirá para que posteriormente instalem um olhar na Região Bragantina, de modo a enxergar localmente as qualidades e as carências existentes e pertinentes.


Leia:  Mídia > Meio Ambiente > Saúde > Água > Cultura > Economia > PolíticaHome

 

Um pensamento sobre “Brasil Contemporâneo

  1. Pingback: Repórteres analisam temas contemporâneos no Brasil | Jornalismo FAAT

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s