Editorial: Segredos de uma feira

IMG_6856

PROPAGANDA: na feira não se grita, mas cartazes dão o clima dos negócios (Foto: Fabio Galuppi)

 

Evelyn Teixeira

Quantas pessoas, quantas vidas, quantas chegadas e partidas podem haver em meio à agitação de uma feira? O que pode ser descoberto em meio ao barulho que quase silencia o desejo de compartilhar histórias de vida, experiências e conhecimento?

Num primeiro olhar a feira-livre parece apenas um monte de barracas com diversos tipos de produtos, cercadas por um amontoado de pessoas. É impossível imaginar um significado maior para tudo isso sem observar de maneira mais profunda e sensível o que existe de fato em uma feira. Eu, particularmente, nunca tinha pensado que iria conhecer, ali, tantas histórias capazes de me emocionar.

Trabalhando com esta edição especial do Matéria Prima, descobrimos que uma feira é muito mais do que meras barracas e seus consumidores – cada indivíduo ali tem algo para compartilhar – algo que enriquece de uma maneira única quem se dispõe a ouvir. E você, leitor, poderá conhecer nesta edição algumas dessas histórias – histórias de pessoas batalhadoras, que em meio à correria e trabalho pesado de uma feira, encontram sempre um sorriso, uma boa conversa e uma forma de tornar melhor o dia das pessoas que por ali passam.

Esta edição é especial por vários motivos: não apenas pelas histórias que contém, por ser o primeiro trabalho de campo dos alunos do segundo ano de Jornalismo, ou mesmo por abordar um único assunto. É especial, principalmente, pela possibilidade de propagar o que aprendemos acompanhando de perto essas pessoas que fazem parte da feira: que não há nada mais bonito do que conhecer novas histórias e lições de vida. Que a troca de experiências ainda é uma das coisas mais enriquecedoras que existem. E que ainda é possível, sim, ter fé no ser humano.

Boa Leitura!

Leia mais

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s