Personagens da feira

IMG_6738

PERSONAS: na vida de cada feirante, muitas histórias para serem contadas (Foto: Fabio Galuppi)

Milca de Oliveira Pinto

As 2h30 da manhã do dia 9 de novembro o despertador tocou. Este seria o início de uma experiência jornalística inédita para todos nós, estudantes do jornalismo – FAAT. A cobertura da feira livre permitiu um olhar diferente ao cotidiano dos feirantes de Atibaia.

Desde a madrugada até o pico do sol, acompanhamos, observamos e registramos as mais diversas histórias de vida e trabalho dos personagens que compõem a rica e variada feira da cidade.

Começando pelo exemplo de vida do feirante João da Cunha que monta sua barraca de hortifruti durante a madrugada, num ritual cuidadoso e demorado para garantir as vendas quando amanhecer.

EMOÇÃO: Celina ama o que faz

EMOÇÃO: Celina ama o que faz

Já no final da rua, esbanjando simpatia e jovialidade, encontramos Dona Celina Abreu Menezes. Em meio aos tecidos, cores, texturas e detalhes estampados na barraca, percebemos todo o talento, exclusividade e criatividade com que Celina tece diversos tipos de roupas.

Com uma experiência de 30 de feira, o uruguaio Hector Suarez carrega uma bagagem imensa de conhecimento sobre diversos tipos de ervas. Em sua barraca são oferecidos mais de 250 tipos de produtos, desde o mais conhecido, como a camomila, até o mais peculiar, como o chimichurri.

IMG_6872

Hector e a esposa cuidam das essências e temperos na feira de Alvinópolis (Foto: Fabio Galuppi)

Em uma extensa barraca colorida de hortifruti, conhecemos João Paulo Oliveira, que há vinte anos conquista clientes com produtos de qualidade. E que pode, com o esforço de seu trabalho, formar seu filho, Júlio César, em Direito.

Após algumas horas, as conversas e percepções que fizemos nos possibilitaram, não só um aprendizado, mas uma nova apreciação para as coisas que, às vezes, parecem simples. A feira é este grande exemplo, por trás de um lugar aparentemente modesto há uma diversidade riquíssima de pessoas com suas histórias, talentos, jeitos e sotaques.

Leia mais

Anúncios

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s