Olhares sobre a cidade

EDITORIAL

:: Acadêmicos de Jornalismo da FAAT lançaram um olhar diferente sobre Atibaia. Passaram pela antiga ferrovia, sondaram o patrimônio arquitetônico, apreciaram suas várias manifestações culturais, bem como buscaram as pessoas que a moldam(ram). Esse esforço coletivo contou com o apoio de três cursos da FAAT que ajudaram a delinear as pautas e contribuíram para a formulação desse trabalho integrado. Nessa tarefa, 50 futuros jornalistas buscaram compreender o espírito dos tempos jogando uma luz no passado e vislumbrando o que a cidade hoje nos apresenta.

Uma caminhada pelas ruas do centro, por exempo, permite contemplar casarões, ou mesmo o passado em meio ao presente, exposto em cada “detalhe de suas austeras, curvilíneas, remaquiadas e despojadas arquiteturas”. Uma visita ao Observatório do Itapetinga nos faz imaginar o tamanho do Universo. Outro passeio nos ajuda a testemunhar a fé, no Santuário da Mãe Rainha, assim como impressiona a beleza do Parque Edmundo Zanoni. Ouviu-se histórias das Congadas, do Bon Odori, assim como a força da tradição japonesa, nas festas e da portuguesa no traçado dos tapetes arraiolos.

Ouviu-se sobre a fase áurea dos saborosos morangos, ao som de boleros e valsas na companhia do incansável maestro Massoni e sua Banda 24 de Outubro. Também testemunhou-se  sonhos e paixões despertadas pelo Jornal Tentativa, uma iniciativa corajosa para a cultura da década de 40, e que hoje ganha  tons e ares expressivos na liberdade criadora na Incubadora de Artistas. A cidade foi revisitada e recriada nos olhares, pensamentos e sentimentos guardados por muitos enquanto um patrimônio material e imaterial deste lugar. Os estudantes de uma certa forma também assumem o papel de autores, na medida em que a universidade também registra 15 anos de vida. Aniversário e aniversariantes se misturam nesse cenário reunindo o que acreditam ter valor. E isto só alcançará o outro (leitor) se nisso perceberem o sentido que as pessoas dão à vida e o que a vida lhes devolve com o tempo.


copy-logofaat-sc3b3-circulo.jpg Matéria-Prima Ano 9, nº 18 – Junho de 2014 • Impresso em julho de 2014

Jornal-laboratório do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da FAAT – Faculdades, produzido pelos alunos do Segundo, Terceiro e Quarto anos de Jornalismo. Os textos publicados são de responsabilidade dos autores, que os assinam, não refletindo a opinião da Instituição.

FACULDADES ATIBAIA – FAAT: Diretores da Mantenedora: Profa. Marilisa Pinheiro de Souza; Prof. Hercules Brasil Vernalha; Prof. João Carlos da Silva; Prof. Júlio César Ribeiro. Corpo Administrativo: Prof. Saulo Brasil Vernalha (Diretor de Normatização Institucional); Profa. Maria Gorette Lourenço (Diretora Administrativo-Financeira); Prof. Gilvan Elias Pereira (Diretor Acadêmico). Diretor de Comunicação: Professor Angel de Souza; Coordenador de Captação de Alunos e Pesquisa e Extensão: Orivaldo Leme Biagi; Coordenadora Geral da Pós-Graduação: Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga. Professores-orientadores: Texto Osni Tadeu Dias (MTb 21.511) e William Araújo MTb 20.015. Imagem: Marta Alvim MTb. Coordenador do Curso de Jornalismo: Prof. Ms. Osni Tadeu Dias


+Humanos … +Lugares … +Expressões …

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s