Incubando os artistas

 

Expressões-Incubadora-A música rolando na inauguração

Projeto aposta na criatividade dos artistas da região.

Vanessa Beraldo

O segundo andar do nº 78, ao lado da Igreja da Matriz, nunca mais foi o mesmo. Desde 2013 seus aposentos têm sido utilizados por diversos artistas que transformaram o espaço com expressão e arte. Lá está a Incubadora de Artistas, um projeto idealizado por Igor Spacek e Vitor Carvalho. A inspiração para o nome vem do modelo de Incubadora de Empresas. O objetivo é dar apoio ao artista que extravasa sua emoção e transforma isso em idéias e projetos.

Nesse laboratório já passaram diversos artistas: músicos internacionais, fotógrafos e grafiteiros. Para cada artista, o ambiente muda, se transforma. Sua arte comandada pela imaginaçãovai além das paredes que limitam os espaços.

Prova disso é a exposição de Driin Pedro, de Florianópolis. O artista morou na Incubadora visando sentir o local e ter ideias. Nesse tempo, produziu quase todas as obras de “Desvio à Informação”. Quem esteve lá na inauguração, depois de subir as escadas que levam ao segundo andar, encontrou um ambiente com música, quadros e grafites em tela, distribuídos por quatro salas. No chão, velas, molduras, blocos de concreto e abajures.

A iniciativa “que está dando muito certo”, recicla os ares do Centro de Atibaia, amplia visões, diz Vitor Carvalho, acentuando que para isso basta o artista se cadastrar.  Lá os projetos são avaliados e, na medida que se encaixe na proposta da Incubadora, recebe uma verba e o artista, em acordo com os idealizadores pode fazer uma contrapartida. São vários os modelos de parceria e de materialização das propostas, bem como a forma como o artista pode colaborar com o Projeto Incubador.


 Projeto aposta na criatividade aberta e materializável de variadas formas.

Percepção dos agentes é de que há muito o que fazer e mostrar da cultura local.


+Humanos … +Lugares … +Expressões …

Anúncios

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s