Uma “Tentativa literária”

Expressões-TentativaLiteraria

Tentativa: sonho com ingenuidade e paixão literária

Thyago Domingues

O ano e 1949 e, próximo à Estação Atibaia, em meio ao apito do trem alguém gritava.“Extra, Extra: Será criada a República Federativa da Alemanha”. Era manchete da Folha Manhã do dia 9 de abril de 1949. No folhetim, o recurso dadaísta sugere o nome “Tentativa”, que por C$ 4,00, trazia na capa assinatura de Aldemir Martins. Este tesouro literário era uma ideia iniciada após várias publicações de textos de André Carneiro, César Mêmolo Junior e de outros autores no Caderno de Leitura do Jornal Atibaiense.

“Tentativa” foi criado num cenário pós 2ª guerra Mundial, no mundo, e pós Estado Novo no Brasil. O jornal foi considerado isento das polêmicas modernistas por abrir espaço a várias tendências dos escritores das gerações 20, 30 e 45 e poetas em fase de ascensão. Ele não era para o grande público, logo não cabia às pessoas conservadoras de Atibaia. O Tentativa ia direto para os intelectuais, livrarias das grandes cidades e para outros países como Portugal, Argentina e França. “Daí que veio o sucesso”, rassaltou César Mêmolo.

Alberto Dines, 82, escritor e jornalista, conheceu o Tentativa numa livraria do Rio de Janeiro. Enviou colaborações e em resposta André Carneiro, dizia: “Falta ao seu poema qualidade para publicação. Mas a crônica tem nível.”(sic). Dines entrou na vida de Atibaia com seus textos.

André Carneiro ressalta que o jornal foi um grande sonho realizado. Sonho levado pela ingenuidade e paixão literária que abriu muitas portas. Exemplo? O Tentativa publicou na edição nº 4 em outubro de 1949 a entrevista com Graciliano Ramos, falando sobre os textos e poetas da época. O escritor nunca deu nenhuma declaração à imprensa: “A entrevista deu muita repercussão”. – conta Carneiro. Mas também pelas ações ligadas a literatura, ao cinema e aos debates gerados.


 Sucesso do jornal foi resultado da distribuição

direta para os intelectuais e livrarias

das grandes cidades e de outros países


+Humanos … +Lugares … +Expressões …

Anúncios

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s