Arte de Glenn Hamilton

Entre a disciplina e a liberdade, obras de artista atibaiense ganham destaque internacional

Glenn:  Arte com disciplina e  liberdade  alçaram ao cenário internacional

Yasmin Godoy e Sabrina Porfírio

Da realidade à abstração, do arquitetônico ao social e ao humano, sem limites de tempo e espaço: assim são as obras de Glenn Hamilton, 58, fotógrafo por formação e artista plástico por amor. Sua trajetória se deu com a fotografia, em jornais e revistas de São Paulo. Ele, que sempre pintou por hobby, viu sua arte evoluir e a primeira exposição individual ocorreu em 1989. Em 1996 mudou-se para Atibaia, onde possui seu próprio ateliê e desenvolve esculturas, pinturas e projetos especiais.

Com pesquisas ligadas a causas ambientais, o artesão utiliza técnicas alternativas e materiais sustentáveis na realização de seus trabalhos, caracterizados por estruturas complexas, formas geométricas e texturas variadas. Para ele, é preciso investir na arte e na cultura: “Se as prefeituras tivessem um serviço de apoio, aprovassem projetos nas leis de incentivo e fizessem a ponte entre artistas e empresas da região, a arte daria um salto quântico e as empresas conheceriam uma forma de atuar junto ao seu público sem custos, já que o valor é deduzido do imposto de renda”, justifica.

Um de seus projetos mais aclamados e reconhecidos foram os monumentos Union Africaine e Expansion Africaine, produzidos para o Festival Mundial de Artes Negras, no Senegal, em 2010. Esculturas assinadas por ele já integraram cenários de novelas da Globo, como “Caras & Bocas”, “Tititi”, “Passione”, “Tempos Modernos” e mais recentemente, “Geração Brasil”. Apesar dos diversos trabalhos premiados, Glen acredita que o reconhecimento é apenas consequência. “O que mais me interessa é o público, como ele interage com meu trabalho e a energia trocada nestes contatos. Quando o trabalho tem vida própria e toca as pessoas, me sinto realizado”, argumenta.

Sobre suas inspirações, o artista afirma que as informações estão em todos os lugares e cabe ao artista simplesmente observar: “Quando trabalhamos com arte, passamos a perceber melhor as informações e detalhes. Devemos analisar o que nos rodeia e as propriedades do material, aceitando suas limitações e explorando suas possibilidades. A criação vem por consequência e não por objetivo”, relata.

Glenn Hamilton acredita no sucesso como êxito de trabalhos feitos com dedicação e verdade: “O fato de você ter um trabalho aqui  e outro ali não o faz conhecido. Não existe trabalho mais ou menos importante. Gosto de todos os meus projetos, porque eles são sempre fiéis aos momentos que vivia quando os criei. Existem artistas fabulosos em todos os lugares. Hoje, o mundo é um grande quintal cheio de gente legal!”, finaliza.


Gosto dos meus projetos: são fiéis aos momentos que vivia quando os criei


 

Anúncios

Um pensamento sobre “Arte de Glenn Hamilton

  1. Boa tarde! Gostaria de contactar o artista Glenn Hamilton… vcs teriam email ou tel do atelier. Sou arquiteta e quero usar as esculturas em trabalhos meus. No aguardo, att. Ana Carolina Queiroz .

    Curtir

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s