Cabelo e barba no estilo Gentil

Gentil: barbeiro, com muito prazer

Gentil: barbeiro, com muito prazer

Emily Caroline Kommers Pereira

Numa segunda-feira de junho, às 10h, o sol brilhava no céu e um vento gelado castigava os pedestres de Atibaia. Curiosamente, a barbearia era o único estabelecimento fechado no centro comercial. Motivo: o dono, Gentil de Lima Mauro, estava almoçando. É que para ele, o dia começa ao nascer do sol. Por volta de 11h, seu Fusca azul se aproxima: hora de entrevistá-lo. Lugar pequeno e aconchegante: um grande espelho em uma das paredes e, na prateleira, produtos e instrumentos como tesoura e navalha, e duas cadeiras para os clientes indicando atuação de dois cabeleireiros. Além disso, dois aparelhos telefônicos completam o cenário.

“Eu não sei nada, somente cortar cabelo e fazer barba”, foi logo explicando. Em seguida, apontou a poltrona à sua frente e, já sem receios, relaxou e sorriu: “pode se sentar”.

Gentil Mauro tem 85 anos, dos quais 75 enquanto barbeiro. Começou a cortar cabelo e barba ainda criança, no Bairro do Caetetuba, e assim foi por sete anos. Na adolescência abriu a Barbearia Aparecida, na Rua José Alvim, centro da cidade.“Seu Gentil” seguiu os passos do pai, Francisco de Lima.

Cinco anos depois, seu irmão, conhecido por Tito, também começou a cortar barbas e cabelos. Por mais de meio século, estiveram juntos e se tornaram conhecidos em Atibaia. Em 2008, a Câmera de Vereadores prestou uma homenagem aos dois, indicação do então vereador Takao Ono, que cortou cabelo com Tito por 60 anos.

Além da barbearia, eles ajudaram a desenvolver o judô em Atibaia. O esporte era um hobby da família e isso os incentivou a abrir uma escola, na qual os filhos de ambos iniciaram a vida como judocas, e obtiveram êxito em campeonatos internacionais.

No começo de 2009, “seu Tito” veio a falecer, mas “o trabalho e a placa com o nome de ambos prosseguiram. Com três filhos médicos, diz que a freguesia diminuiu, mas “cortar cabelo e barba ali é uma honra”, acentua e confirma: “enquanto estiver vivo, será barbeiro com orgulho”.


 

Cortamos cabelo e barba, mas incentivamos o judô,

um hobby da família que teve destaque internacional


 

+Humanos …

 

Anúncios

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s