Um maestro batuta

Massoni: regência com inteligência

Massoni: regência com inteligência

 

Juliana Dorigo e Vanessa Fernandes

 

Em junho o José Massoni recebeu no galpão de ensaios da Banda 24 de Outubro a reportagem do Matéria Prima. Com vestes simples, incrementada com um boné escondendo os cabelos brancos e com sorriso no rosto, o maestro, orgulhoso, apresentou seu projeto. A casa de ensaios, decorada com antigos instrumentos de sopro usados pela banda, se misturam às fotos que contam a história de gerações da 24 de Outubro. Bem humorado, o simpático maestro contou várias histórias sobre os bastidores do grupo, revelando os instrumentos que ele já tocou, hoje expostos no Museu Municipal.

No ensaio da banda, a leveza do maestro conduz os músicos, marcando o tempo nas batidas dos pés, como se cada nota adentrasse em seu corpo. No auge dos seus 80 anos, saboreia os sons de boleros e valsas, amalgamadas no ritmo de clássicos como “Emoções” de Roberto Carlos.

Exigente, Massoni percebe até mesmo um mísero ruído fora do compasso, parando a cada música para, em seguida, recomeçar a cada falha, com palavras elegantes e muito bom humor. Na despedida, deixamos sua “casa” em meio à chuva. O maestro se despede, no portão, convidando todos para uma nova visita, deixando a sensação de que ali estava e ficava um amigo, contador de grandes histórias, um senhor carismático de sábias palavras e com experiências da vida, feliz por mostrar a sua arte.


 

Atento aos compassos e aos ruídos,

recomeça os ensaios sempre com humor e elegância.

Sua exigência é um respeito à música e ao público


 

+Humanos …

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s