Uma vida feita de fé

Dona Lourdes portão8

Lourdes, orando pelos que partem

Carla Fagundes

A casa no fim de uma ladeira, logo atrás da igreja matriz, é o cenário da personagem de nossa história. Pelo vidro entreaberto da porta nota-se uma senhora  de cabelos brancos, que do sofá, observa a rua. Lourdes Scapin, 95, tem vitalidade de 50. Sua idade real só aparece ao levantar para abrir a porta. A sala é pequena, poucos móveis, porém tudo está cuidadosamente no lugar: fotos, imagens de santos e vasos de flores.

Dona Lourdes, como é conhecida em Atibaia, está de preto há exatos 38 anos, quando o esposo, único amor de sua vida a deixou, vítima de um infarto. Saudosa, leva as mãos ao peito e diz: “aqui ele foi o único. E até hoje, mesmo com a minha idade eu ainda o amo. É um amor eterno”, diz. Ele era o chefe da família, enquanto Dona Lourdes ficava em casa cuidando dos filhos e dos afazeres domésticos. “Eu fiquei como uma pena no ar, não sabia onde cair”. Sem ele, “eu rezei. E respondi a mim mesma: Você tem fé, tendo fé a gente tem Deus, e tendo Deus a gente tem tudo”.

Nascida em 26 de junho de 1918, viu o pequeno vilarejo de Atibaia dar os primeiros passos rumo ao progresso. Aos 18 já era catequista, encaminhando crianças para a primeira comunhão. Ela abraçou a religião católica e por meio dela tem dedicado boa parte de sua vida ao próximo. Sua história com a cidade e com Igreja Matriz São João Batista é antiga. Nela foi batizada, fez sua primeira comunhão e casou-se. Alí ajudou quem tinha fome, educou por meio da fé e levou uma palavra de afeto aos que precisaram.

Em 1983 recebe o mandato de Ministra da Eucaristia, dando início a tarefa de “encomendadora de almas”, ritual cujo intuito é levar a paz ao falecido. “Naquele tempo Atibaia não tinha médico e a medicina não era tão desenvolvida. Na despedida, questionada sobre pensar na morte e se duvida da sua fé, diz sorrindo:“Às vezes eu penso na morte sim, mas todo mundo um dia morre né? Eu nunca duvidei de minha fé!. E sempre digo oas que ajudo: quem tem fé, tem Deus, e quem tem Deus.


 

Você tem fé, tendo fé a gente tem Deus,

e tendo Deus a gente tem tudo”


 

+Humanos

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s