Voto jovem está em queda

Alunos da Escola Moraes Sales: ... ainda não é hora de votar

Alunos da Escola Moraes Sales: … ainda não é hora de votar

Ted Fagundes

Cai o número de jovens com menos de 18 anos interessados em votar nas eleições. A taxa de adolescentes com 16 e 17 anos que solicitou o título de eleitor diminuiu um terço, na comparação com os três últimos pleitos eleitorais. Foi o que concluímos em uma pesquisa de campo na Cidade de Bragança Paulista.

Este ano, apenas um em cada quatro jovens elegíveis para votar se alistou a proporção mais baixa do século segundo cartório eleitoral da região bragantina. Esses dados mostram que em 2008 e 2012, 43 por cento dos jovens com 16 e 17 anos tiraram o título. Em 2014, esse índice caiu para 26 por cento.

Na escola Moraes Salles a maioria de Jovens como Amanda Lima de 16 anos, diz estar em duvidas sobre votar, lembrando que as manifestações de junho do ano passado mostraram várias distorções da política brasileira. Por causa disso, muitos deles que se engajaram nos protestos, hoje preferem não participar do processo eleitoral.

Diferente do pensamento da sua amiga o garoto Felipe Pereira também 16 anos, ostenta a importância do voto “claro que não gosto de ver o horário politico, mas temos que votar e tentar mudar isso até porque é uma forma de poder cobrar eles no futuro”.

Para Marcos Mori chefe do cartório eleitoral em Bragança, o Tribunal Superior Eleitoral quer nesta eleição a participação dos jovens. Para isso, lançou uma campanha que incentivou os cidadãos de 16 e 17 anos a tirar o título eleitoral a tempo de participar do pleito, já que, para eles, o voto é facultativo.

Já na escola EEMABA localizada no centro da cidade a maioria dos jovens ainda não querem essa responsabilidade. Gabriela acredita que conhecer um pouco mais de politica pode ser o diferencial para próxima eleição, que será para prefeito e vereadores da cidade. O estudante Pedro Henrique diz que seu pai o aconselhou a não votar ainda:  “Eles me pediram para votar somente quando sentir-me preparado, e te confesso que ainda sei pouco, pois quando entro nas redes sociais todos são tão ruins … (risos)”.

A percepção mais evidente é a de que muitos ainda estão assustados e despreparados para uma responsabilidade que muda o rumo de um pais inteiro.Vale lembrar que quem tiver 18 anos completos no dia 5 de outubro de 2014, o dia da eleição, precisa obrigatoriamente votar e escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.


 

Anúncios

Comente este post ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s