Vida, Tempo, Velocidade …

… Vida acelerada e sem freios …

Movement on Train-TheCreatosProject-30ago15

Imagens-longa exposição de AppuruPai, traduzem o “Novo Trânsito Yurikamome”, no Japão. Fonte: The Creators Project

William Araújo

Sintonizados com a contemporaneidade e sob o efeito do cotidiano imposto especialmente nas grandes metrópoles, os professores e estudantes do Curso de Jornalismo da FAAT resolveram aceitar o desafio que pretende entender, estudar, e se for preciso paralisar este objeto de estudo “velocidade”,  que se insere na vida das pessoas e da sociedade de um  modo geral, promovendo a aceleração de vários hábitos, desejos, comportamentos, entre outros fatores e seus devidos efeitos e resultados.

A proposta surgiu na observação que os educadores passaram a fazer de si mesmos e posteriormente do que havia em seu derredor (alunos, funcionários, colegas, entre outros) agindo dentro de uma dinâmica de exigências e sugestões que os tornaram diferentes em relação a si mesmos e aos outros. Uns, visando ser eficientes, passaram a ser mais rigorosas e menos afáveis. Outros, sem o devido controle, deixando obrigações pelo meio do caminho, ao passo que outros viam-se impossibilitados de realiza-las, por estarem cuidando de outras que também estavam inacabadas.

Diante disso, sem parar a máquina que está em extrema velocidade, a equipe pegou carona em um Projeto denominado “Vida,Tempo e Velocidade”, com o objetivo de averiguar até que ponto isso vai ser praticado e ampliado, suas origens, objetivos e intenções, bem como os efeitos que promoveram, o resultado (positivo e negativo), bem como que futuro espera a sociedade, as instituições, as famílias e as pessoas, especialmente as futuras gerações.

Para devassar este fenômeno, sem perdê-lo de vista, os professores optaram por trabalhar com a estratégia de ações integradas, seguindo o  eixo central (Vida,Tempo e Velocidade) em suas disciplinas, vinculando-o em determinados momentos  à relação/constatação disso com os efeitos possíveis de serem percebidos e que devem ser considerados e analisados.  Nas disciplinas teóricas o mesmo sustenta a reflexão e aciona a compreensão destes fatores na prática jornalística.

Todo este esforço pedagógico no entanto, além de ser vivenciado e estudado, também será materializado visando consolidar a experiência. Estão previstos a gravação de um programa televisivo especial —permeado de intervenções e provocações na forma de um debate—, bem como a materialização disso em um veículo impresso exclusivo, dentro do veículo Matéria Prima.

As matérias inseridas nesta página, também atendem a dinâmicas jornalísticas  elaboradas pelas disciplinas Planejamento Editorial e Agência, estratégia que visam preparar os futuros jornalistas em formação, bem como dinamizar e dimensionar e garantir a consolidação dos produtos almejados. O cerne disso considera o desenvolvimento consciente das habilidades e a competência na qualidade empenhada.


Leia Mais:  Infância > Alimentação > Consumo > Entretenimento > Tempo-Velocidade

Anúncios