Cezira Colturato homenageia Atibaia

  Artista comemora 30 anos com “Nossa Terra, Nossa Gente”  retratando personagens e  seu cotidiano 

  

Ft. Marta Alvim

                                                                             Por Marta Alvim 

A beleza das gentes e das manifestações religiosas e culturais de Atibaia estão representadas na obra da artista plástica Cezira Colturato em sua exposição “Nossa Terra, Nossa Gente”, que será aberta no dia 1º de outubro, às 19h, no Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia. A mostra revela o olhar sensível da artista que, nos últimos três anos, se debruçou sobre o tema para a realização desta nova série. 

 Paulistana de nascimento, Cezira Colturato elegeu Atibaia para viver há mais de 30 anos. Esta exposição representa uma forma de agradecimento à cidade que a acolheu. “Já participei de exposições em diversos países da Europa e da América Latina, mas não estaria realizada se não fizesse uma especialmente dedicada a Atibaia, a minha cidade”, conta a artista. 

 Muito além da beleza plástica e da suficiência técnica de suas obras, Colturato revela-se uma artista engajada, preocupada com a exclusão social no Brasil e no mundo todo. Assim como em tantos outros retratos e situações, é no homem, na sua essência, que Cezira encontra a matéria prima para sua inspiração. Como uma antropóloga, uma pesquisadora, ela colhe gestos, emoções e expressões humanas pelo mundo afora e depois os reproduz em forma de manifesto poético. 

 A artista justifica: “caminhando pelas cidades, meu olhar sempre vai em direção às pessoas que enfrentam dificuldades, pode ser um menino morador de rua em São Paulo ou uma vendedora no mercado na Índia”. E completa: “admiro a força dos que resistem à miséria, ao abandono, e procuro destacar a dignidade com que estas pessoas enfrentam a vida.” 

  

Ft. Marta Alvim

  

Como bem apontou o crítico de arte Emanuel von Lauenstein Massarani: “a pintura de Cezira Colturato é testemunho romântico e realista desse mundo, todo envolvido de um sopro de inocente e singela poesia.”  

   

Ao comemorar 30 anos dedicados à pintura, a exposição reunirá ainda grande parte da produção da artista, incluindo obras premiadas em importantes salões na França, Itália e Argentina, como é o caso do painel “Razão de existir”, 2º grande prêmio na IV Biennale Internazionale Di Roma. Além dos 40 painéis o público poderá apreciar 16 objetos de arte e a instalação “Nossa Gente”, um registro fotográfico de famílias de Atibaia que a artista nomeou co-autores da mostra.  

Formada em Desenho e Pintura pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Colturato aperfeiçou seus estudos com Alfredo Delsanto, Alberto Beutenmüller e Agnaldo Farias, e descobriu na técnica do giz pastel sua principal ferramenta de expressão. É considerada atualmente uma das melhores pastelistas brasileiras. Na elaboração de suas pinturas também utiliza com maestria materiais inusitados, combinando harmoniosamente plotagens e colagens de diversos elementos criando planos de relevo e tridimensionalidade.  

Dentre as participações em exposições internacionais destacam-se: Salon de la Société Nationale des Beaux Arts, Salle Le Nôtre, Carrousel du Louvre, (França), V Biennale Internazionale dell’Arte Contemporanea (Itália),  102º Salon d’Automne 2005(França), Museu Dardo Rocha (Argentina) e Museu Bastion del Carmo (Uruguai).  

A exposição estará aberta à visitação até 31 de outubro. De terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 17h. Arte do convite: Victor de Paula. Apoio: Prefeitura Municipal de Atibaia.

Comente este post ...