Desvendando os mistérios da Realidade Aumentada

Imagem

Claudio Kirner trabalha com R.A desde 1999

 

Cristiane Lustosa

 

O assunto é… Realidade Aumentada. Embora a palavra soe bem familiar, muita gente não sabe quais os conceitos e benefícios contidos nesta ferramenta que está cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja em um comercial na tv, na internet, uma apresentação no trabalho ou em outros diversos lugares.

A Realidade Aumentada é o enriquecimento do mundo real com o virtual, através de anotações, objetos 2D, objetos 3D, sons e outros, aliados a algum dispositivo tecnológico como por exemplo, um computador com webcam e monitor que juntos, possibilitarão a interação do ambiente real com o virtual.

Claudio Kirner, Pós Doutor em Realidade Virtual pela University of Colorado/USA, conta que a tecnologia foi inventada por Ivan Sutherland, no MIT, Estados Unidos, na década de 60, mas só ganhou popularidade com a biblioteca ARToolKit criada por  Hirokazu Kato, em 1998, no HITL da Universidade de Washington para dar suporte às aplicações da ferramenta em diversos segmentos.

Realidade Aumentada na publicidade

Claudio cita como exemplos do uso da Realidade Aumentada na publicidade, a escolha de vestuário com experimentação virtual ou a observação e interação com produtos virtuais, como eletrodomésticos, carros e outros objetos comerciais, usando efeitos especiais como desmontagem, troca de cores, etc.

Em uma ida ao supermercado, o usuário poderá observar os marcadores de realidade aumentada impressos em produtos como cervejas, refrigerantes, salgadinhos e outros, como no exemplo da imagem abaixo. Para observar a mensagem do fabricante, animada e em três dimensões, o usuário deverá acessar a página do produto na Internet e colocar o marcador em frente a uma webcam.

Imagem

Códigos de R.A impressos em produtos de supermercado

 

 

 

Imagem

Através do código é possível visualizar o objeto virtual no monitor

 

Potencial de aplicação e vantagens da Realidade Aumentada

Claudio explica que a Realidade Aumentada vem sendo cada vez mais utilizada em função da atratividade, do uso intuitivo, do potencial da amplificação da informação e da facilidade de uso. Além disso, o uso intensivo da realidade aumentada pelos profissionais de publicidade precipitou a divulgação e popularização da tecnologia. “A existência de ferramentas acessíveis e fáceis de serem usadas ajudam nessa popularização”. Afirma o especialista, ressaltando também que, a grande vantagem da Realidade Aumentada está na inserção de informações e objetos virtuais tridimensionais interativos no espaço físico do usuário, permitindo que a observação e a interação com esses elementos ocorram de maneira intuitiva. “A realidade aumentada faz com que o ambiente físico seja potencializado com informações e elementos virtuais, que facilitam a interação do usuário com o mundo, onde vive, aumentando seu desempenho e sua satisfação”.

Evolução da Realidade Aumentada nos próximos anos

Quanto ao futuro da Realidade Aumentada, Kirner acredita que à curto prazo, as aplicações de realidade aumentada deverão ser voltadas para ambientes restritos, usando plataformas computacionais comuns com webcam e recursos disponíveis na Internet. À longo prazo, as aplicações de realidade aumentada usarão dispositivos mais avançados, com projeção direta nos olhos, comandos de voz e recursos de inteligência artificial, fazendo com que o ambiente tenha comportamento ajustável às necessidades de cada usuário. O sistema mostrará, ao usuário, aquilo que ele precisa ou quer ver e sentir. Ou seja, a tendência é que a Realidade aumentada estreite cada vez mais o elo entre o mundo virtual e o real.

LEIA MAIS:

 

 

Comente este post ...